Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/08/2019ㅤ Publicado às 17:10

O primeiro projeto de Athis desenvolvido pelo CAU/PE, na comunidade Lemos Torres, no bairro de Casa Forte, chegou a sua fase final. A entrega dos resultados ocorreu na reunião Plenária de agosto, no dia 6, com a presença da arquiteta Carmen Cavalcanti, vencedora do edital de concessão de patrocínio voltado a iniciativa pioneira na cidade.

Desde março, a arquiteta vem trabalhando na comunidade – juntamente com também arquitetas Marina Loureiro e Maria Eduarda Paiva – com ações voltadas à identificação das necessidades coletivas dos moradores e a proposta de soluções. Além disso, também foram realizadas oficinas para orientar sobre a produção de móveis com pallets, pintura, entre outras.

Com um relato emocionado, Cristiane Silva, líder comunitária do conjunto habitacional, agradeceu ao CAU/PE a escolha do local para o desenvolvimento do projeto de Athis, com uma nova perspectiva, inserida num processo de construção coletiva junto a todos os moradores. “Estamos numa área carente, moramos em apenas 40 metros quadrados, mas o CAU olhou para nós com respeito e enxergou que todos precisam de qualidade de vida em suas casas. Daí nasceu esse projeto”, afirmou.

Para a arquiteta Carmen Cavalcanti, o maior desafio foi apresentar um projeto que viesse a atender 100% dos moradores (192 habitações no total), em um curto período de tempo. “Acreditamos que era possível fazer algo diferente e nos dedicamos a isso”, afirmou, agradecendo ao CAU/PE pela possibilidade de conseguir mostrar que a arquitetura e o urbanismo são necessários e possíveis para todos.

Durante o projeto, ressaltou a arquiteta, foi realizada uma ação de extensão junto à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a participação dos estudantes João Paulo Gomes Marques, Ellen Christine Barbosa da Silva, Daniela Regina Sales de Santana, Heloísa Marletti de Barros e Beatriz dos Santos Bueno.

A diretora de Planejamento da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves, participou da Plenária e elogiou a iniciativa do Conselho, reconhecendo o desejo de implementar novas parcerias com o CAU/PE para ação similar. “Que poderemos realizar em outros conjuntos habitacionais ou mesmo em áreas que estão sendo urbanizadas, agindo juntos para uma transformação urbana”, afirmou.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03