Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

23/04/2014ㅤ Publicado às 13:20

Crédito: CAU/BR

O presidente do CAU/PE, Haroldo Pinheiro, destacou três importantes conquistas da entidade. Crédito: CAU/BR

Cerca de 500 profissionais, estudantes e especialistas de diversas áreas estão reunidos desde a última terça-feira (22) na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em Fortaleza (CE). Sob o tema “Arquitetura e Urbanismo para Todos”, o evento discute as diretrizes da instituição para os próximos três anos e contou com a participação do presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma. O encontro vai até a próxima sexta-feira (25).

“Estamos aqui para planejar o nosso Conselho para o futuro”, disse o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, por ocasião da abertura do evento. Entre dificuldades e soluções, ele lembrou dos problemas na transição do antigo para o novo Conselho e de conquistas como a criação do Código de Ética, a resolução sobre Direitos Autorais e a definição das atribuições privativas da profissão. Mas, para o presidente, existem três conquistas de cunho político que definem o perfil deste conselho próprio de arquitetos e urbanistas: a presença do CAU em todos os Estados, a criação de um Fundo de Apoio e o Centro de Serviços Compartilhados.

“Assim como as cidades precisam de um planejamento para ser sustentáveis, é imprescindível que nós, enquanto entidade, também tenhamos um projeto sólido a ser perseguido e fortaleçamos nossa atividade profissional”, defendeu Montezuma. Como uma das principais ferramentas na missão de defender os profissionais, os debates da Conferência destacaram a necessidade de uma ação mais política por parte dos arquitetos e urbanistas. Acompanhe as discussões em tempo real, clique AQUI.

CONGRESSO – Considerada histórica, a Conferência acontece simultaneamente ao XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Com o objetivo de manter um caráter reflexivo sobre a produção, a formação e o ambiente urbano, o evento contou com feira, minicurso e palestras. Entre os temas abordados, estiveram tabela de honorários, habitação, espaço público e mobilidade, desafios da cidade contemporânea etc. Especialista em patrimônio, o conselheiro federal pelo CAU/PE, Fernando Diniz, fala sobre a conservação da arquitetura moderna, dentro do debate sobre patrimônio cultural e construído, nesta quinta-feira (24). Confira a programação completa AQUI.

Com informações do CAU/BR.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03