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15/12/2012ㅤ Publicado às 09:13

Presente à Audiência Pública que discutiu o projeto Rios da Gente, o Conselho de Arquitetos e Urbanistas de Pernambuco (CAU/PE) apontou a necessidade de reavaliação de alguns pontos do projeto para que a intervenção aconteça de forma integrada. A iniciativa do Governo do Estado visa à implantação de um sistema de transporte de passageiros utilizando o Capibaribe como rota, desafogando as ruas da cidade e devolvendo vida ao rio.

Antes mesmo de detalhar a análise técnica, o Conselho destacou que o Rios da Gente, portanto, reúne três fatores favoráveis: o interesse da população, vontade política e a disponibilidade de recursos. Além disso, como destacou o presidente do Conselho, Roberto Montezuma, o projeto está em sintonia com o documento Elementos para um Projeto de Cidade e do Território e com a proposta RECIFE 500 ANOS – Projeto 2037, elaborados e entregues recentemente pelo CAU/PE a diversos candidatos a prefeito da Cidade do Recife na última eleição municipal.

Há, entretanto, ponderações e sugestões técnicas a serem feitas. Um dos questionamentos feitos diz respeito à capacidade prevista de transporte de passageiros. Como o projeto não detalha esses números e a tendência é que a demanda seja cada vez maior, o Conselho apontou a necessidade dessa estimativa quantitativa e como também da viabilização de uma possível ampliação do sistema.

No quesito integração, a indagação do Conselho diz respeito à associação do projeto com outros modais. Há também uma preocupação com relação ao número de vagas disponíveis em cada estação – a do Derby, por exemplo, tem apenas 15 vagas para carros. Além disso, o projeto não contempla uma interseção entre as rotas Oeste e Norte – as primeiras a serem construídas. Elas não se ligam devido à altura sob as pontes entre a Estação Recife e a Estação Correios (Ponte Velha, Ponte da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho). O CAU/PE questionou sobre a possibilidade de, caso essa interseção for realmente inviável, ser considerado um transporte complementar que fizesse a ligação entre os dois pontos.

O projeto está dividido em três rotas: Oeste, Norte e Sul. Para que a cobertura fosse mais eficaz, o CAU/PE acredita que um maior equilíbrio da distância entre as estações se faz necessário. Outra sugestão foi a construção de mais uma estação na Rota Norte, que foi inicialmente pensada com duas delas (Correios e Tacaruna). A ideia do CAU/PE é que haja também um ponto no Edifício Sede da Prefeitura do Recife. “Com o acréscimo de mais uma estação a Rota Norte atenderia a três pontos da cidade de grande movimento”, pontua o presidente do Conselho, Roberto Montezuma.

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