Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

09/05/2017ㅤ Publicado às 12:21

Para provocar os gestores públicos a pensarem no projeto de cidade que precisamos, o Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), é lançado este ano, unindo-se ao 4º Congresso Pernambucano de Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Entre os dias 25 e 27 de julho, arquitetos e urbanistas somam-se a prefeitos e secretários dos 185 municípios do Estado sob o tema “A cidade que precisamos”, em evento que inclui palestras, salas temáticas e feira com fornecedores de diversos segmentos, no Centro de Convenções de Pernambuco.

LEIA TAMBÉM
Amupe recebe CAU/PE para discutir planejamento urbano de longo prazo

A partir do conceito de pensar global e agir local, o Fórum pretende difundir e debater com os gestores municipais os pontos centrais da Nova Agenda Urbana, documento resultante da Conferência Habitat III, realizada pela ONU em 2016, que aponta diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável. Além das palestras de abertura com nomes de influência internacional no tema do planejamento e gestão urbana, o evento pernambucano conta com sessões temáticas com apresentação de iniciativas de sucesso nacionais e internacionais, discutidos posteriormente por especialistas e prefeitos.

“A cidade é o chão de todo o desenvolvimento. Por isso pensar numa cidade sustentável é, antes de tudo, refletir sobre seu território, um complexo palco de conflitos que demandam uma visão sistêmica de longo prazo para serem equacionados”, afirma o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma. “Reunir pensadores urbanos com o poder executivo de cada cidade pernambucana é um passo estratégico para que possamos difundir a importância de projetos sob medida para tirar do papel as cidades que precisamos”, concluiu.

SEQUÊNCIA – O Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis terá ainda outras duas etapas ao longo do ano. Entre os dias 16 e 18 de julho, pesquisadores da Rede de Centros de Estudos em Desenvolvimento Urbano Sustentável na América Latina e Caribe (Redeus_LAC) irão se debruçar sobre estudos acadêmicos em curso em países como Chile, Argentina e México. A ideia é consolidar todos os conteúdos em diretrizes para a implantação da Nova Agenda Urbana.

Já para o segundo semestre, estão previstas três edições do Urban Thinkers Campus nas cidades de Belo Jardim (setembro), Petrolina (outubro) e Recife (novembro), sob o tema Águas Urbanas pela Resiliência Social e Ambiental. O objetivo da ação idealizada pela ONU e realizada no Estado pelo CAU/PE e pelo INCITI/UFPE é trazer à luz diferentes possibilidades para ações locais que visem a resiliência relacionada à água em diferentes contextos urbanos, sociais e hídricos do território pernambucano.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03