Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/11/2019ㅤ Publicado às 13:33

Com a participação de profissionais e estudantes da região do São Francisco, o Observatório Petrolina, realizado de 5 a 7 de novembro, foi um sucesso. Encerrado com a exibição do filme “Tudo é projeto” – que conta a história do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha – contou com oficinas, palestras e muita troca de conhecimento.

A estudante Meire Ribeiro, do 5º período da FTC, não conteve o entusiasmo com o evento, ao elogiar a iniciativa, que “abre o olhar para as novidades do setor, coloca possibilidade para quem está fora do Recife e motiva a acreditar no futuro da profissão”, afirmou.

Esse futuro foi o assunto da abertura feita pelo presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, mostrando a força da arquitetura de Pernambuco e os vários caminhos que hoje se apresentam. Já os conselheiros federais Roberto Salomão (PE), Carlos Fernando Souza Leão (RJ) e Gerardo Fonseca (PI) abordaram questões como exercício profissional, patrimônio e Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS). O presidente do CAU/MG, Danilo Batista falou sobre a profissão e o mercado atual.

Inovação – Com olhar para propostas inovadores e ações integrada com outros estados, o Observatório reuniu especialistas de vários estados, com Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Piauí. O vice-presidente do CAU/PI, Edmo Campos, trouxe um olhar sobre as intervenções urbanas. A professora Mary Rached apresentou a arte do azulejo na perspectiva do arquiteto modernista Delfim Amorim; já a também professora Paula Maciel falou a respeito de projetos desenvolvidos fora das salas de aula, voltados para o atendimento de populações de baixa renda.

Na rua – Esta edição do Observatório teve espaço, ainda, para uma visita técnica para conhecer o patrimônio da cidade, partindo da Igreja Matriz e término na Catedral, passando pelo casario e outros locais, com acompanhamento do historiador e padre do município, Francisco José.

A questão urbanística foi discutida quando da apresentação pelas equipes técnica responsáveis pelos projetos estruturadores de Petrolina e Juazeiro – como obras viárias e na orla – e o detalhamentos dos impactos dessas obras no cotidiano dos municípios. O engenheiro Eloy Casagrande, especialista em recursos minerais e meio ambiente fez a palestra de encerramento abordando a atuação do profissional em projetos ambientais.

Para o presidente do CAU/PE, o êxito do Observatório confirma o acerto do projeto de interiorização do Conselho, beneficiando profissionais de todo o estado. “Nosso compromisso é com todo o estado de Pernambuco e o desafio é ampliar cada vez mais nossa atuação em cidades fora da região metropolitana”, afirmou, confirmando a manutenção do projeto para 2020.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03