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29/11/2013ㅤ Publicado às 12:54

Debate sobre ensino

O conselheiro federal pelo CAU/PE Fernando Diniz falou sobre as ações da entidade na área de Ensino e Formação. Foto: Venefrida Lemos/ Divulgação

Promover um ensino que integre a arquitetura e o urbanismo, não os tratando como áreas isoladas de um mesmo campo do saber, é o desafio apontado pela maioria dos professores pernambucanos. Essa e outras questões foram partilhadas na noite da última quinta-feira (28), em evento que reuniu representantes de instituição de ensino superior no Museu da Cidade do Recife. O encontro faz parte de uma programação pensada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) como parte da programação da exposição “Cerdà e a Barcelona do Futuro – Realidade versus Projeto”, em cartaz no local. Para o dia 5 de dezembro já está agendado, para o mesmo local, debate sobre a urbanização em áreas de baixa renda.

Durante décadas, os cursos de arquitetura e urbanismo separaram o lote da cidade, o que, na opinião dos docentes, é uma distorção perigosa. Para o arquiteto e urbanista César Barros, representante da Faculdade Guararapes, os profissionais foram formados com muito foco no desenho, no traço, no projeto, negligenciando fatores essenciais como escala de vizinhança. “Precisamos nos distanciar da matriz que nos foi imposta”, pontuou ele.

Também presente ao debate, a representante da Universidade Católica de Pernambuco, Clarissa Duarte, destacou que, especialmente em Pernambuco, um dos maiores entraves para práticas mais integradoras e sustentáveis é a legislação, que ainda carece de normas importantes no que diz respeito à construção. Ainda participaram da mesa Maria de Jesus Britto Leite representando a Universidade Federal de Pernambuco; Marcos Assis, da Esuda; e Mércia Carréra, da Faculdade Damas.

Para a estudante do último período do curso de arquitetura e urbanismo Unicap, Venefrida Lemos, o encontro foi um importante momento de reflexão. “Tivemos a oportunidade de entender melhor a maneira como os coordenadores dos cursos tem encarado o papel do ensino dentro do momento vivido pela metrópole, no contexto da exposição”, contou ela ao final do evento.

O debate foi mediado pelo conselheiro federal pelo CAU/PE e membro da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, Fernando Diniz, que aproveitou a ocasião para apresentar as ações que vem sendo tomadas pelo Conselho na área. “Cerca de metade das 298 escolas que oferecem o curso no Brasil já foram cadastradas no nosso sistema”, revelou o conselheiro. Além disso, a entidade trabalha para tirar do papel o projeto de residências técnicas e de acreditação dos cursos no país.

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