Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/10/2013ㅤ Publicado às 12:01

Plano Cerdá

Uma das mais ricas contribuições para o urbanismo mundial, a obra de Ildefons Cerdà, engenheiro, urbanista e político catalão criador do Plano de Extensão e Reforma da Cidade de Barcelona, em 1859, será exposta no Museu da Cidade do Recife. Intitulada “Cerdà e a Barcelona do Futuro – Realidade versus Projeto”, a mostra será aberta no dia 05 de novembro, às 19h, com uma sessão de discussão sobre a cidade e o território metropolitano, com a participação do curador internacional e arquiteto espanhol, Miguel Corominas.

A exposição, que tem curadoria local da conselheira do CAU/PE Amélia Reynaldo, vai ocupar uma área de 300 metros quadrados com 80 painéis, vídeos, livros, peças e fotos alusivas ao Plano de Cerdà, além de oferecer ao visitante uma intensa agenda de eventos acadêmicos paralelos. Durante a mostra serão comercializados souvenires da obra do urbanista com resultado da venda revertido para o museu.

A vinda da mostra ao Brasil pela primeira vez, possibilitada pelo patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), a partir de proposição do Centro Josué de Castro (CJC), conta com a coordenação operacional do CAU/PE e apoio do Instituto Cervantes e do IAB-PE, graças à cessão do direito de exposição concedido pelo Departamento de Urbanismo da Universidade Politécnica da Catalunha e pelo Laboratório de Urbanismo de Barcelona.

HOMENAGEM – Montada originalmente em 2009, para marcar o Ano de Cerdà em Barcelona, a mostra vem ao Recife no seu modelo compactada e itinerante. “Nesta amostragem fica evidente que obra de Cerdà continua servindo de modelo para o mundo contemporâneo, porque a cidade segue inspirando-se nas suas ideias postas em práticas durante todo o século XX, ainda que desenhadas no XIX, e apontam o futuro da sociedade atual com uma perspectiva metropolitana”, analisa Amélia Reynaldo.

TEMÁTICA – A mostra contempla sete temas que ajudam a aprofundar o conhecimento do projeto de Cerdà, sem o qual não se pode entender a Barcelona de hoje, e permitem evidenciar novos elementos significativos e vigentes com vista a construir a Barcelona metropolitana. São eles: a teoria, o mosaico, o traçado, a casa, os novos ensanches, Barcelona; e o futuro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03