Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

15/12/2016ㅤ Publicado às 15:39

Tendo como cenário um dos mais emblemáticos marcos arquitetônicos e históricos do Recife, o Forte das Cinco Pontas, profissionais pernambucanos comemoraram o Dia do Arquiteto e Urbanista, em evento promovido pelo CAU/PE na noite da última terça-feira (13). Após falas sobre os desafios profissionais e lançamento da #RedeRecife500anos, a confraternização foi embalada pela DJ Lala K, com um setlist composto por músicas sobre cidades.

Na ocasião, o conselheiro federal por Pernambuco, Fernando Diniz, lembrou a trajetória da instituição. “Os últimos anos, desde que implantamos o Conselho, foram anos de muitos desafios, mas que também nos trouxeram uma série de possibilidades”, pontuando conquistas como o Siccau e o Código de Ética. Como coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, ele chamou atenção para a importância de trocar de experiências com instituições mais antigas, como a RIBA (Inglaterra) e a NAAB (Estados Unidos).

Dia do Arquiteto e Urbanista

Já o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, destacou o papel do arquiteto e urbanista na construção espacial e social da cidade do século XXI, com uma visão sistêmica e formação multidisciplinar abrangente. “A cidade se faz em todas as escalas, a identidade da cidade está da porta para fora e da porta para dentro”, defendeu ele para uma plateia composta majoritariamente por arquitetos e urbanistas pernambucanos. “O encontro desta noite simboliza sobretudo a integração, que é uma das principais características da nossa atividade”, concluiu Montezuma. Para o vice-presidente, Roberto Freitas, “é também um momento de reforçar o papel aglutinador do Conselho”.

Profissionais de outras áreas, como administração, engenharia e economia, também estiveram presentes no Forte, onde hoje funciona o Museu da Cidade do Recife. Isso porque a ocasião marcou também o lançamento da #RedeRecife500anos, inciativa que reúne 20 entidades entre órgãos públicos e sociedade civil organizada para levantar debates e ações que visem construir uma cidade melhor. O grupo irá pensar em caminhos para implementação da Nova Agenda Urbana da ONU, que prevê ações de longo prazo.

“Há muito tempo não se pensa planejamento urbano no Recife. Esta é uma iniciativa para que possamos voltar a brigar por isso”, afirmou Roberto Ghione, presidente eleito do IAB-PE, uma das entidades que integram a Rede, que está aberto a novas adesões. Confira o Manifesto de Criação da #RedeRecife500Anos e as entidades que a integram.

Confira os melhores momentos da comemoração:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03