Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

23/07/2015ㅤ Publicado às 14:23

A metrópole foi o tema do segundo encontro do ciclo de debates “Recife Planeja”, realizado pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira em comemoração ao centenário do prefeito que lhe deu nome. Aberto ao público, o evento foi realizado na última quarta-feira (22.07), no auditório do Centro de Artesanato, e contou com palestras do conselheiro do CAU/PE Jório Cruz e do secretário-adjunto da Anpur, Fabiano Rocha Diniz. O primeiro encontro foi dedicado à mobilidade.

Ao falar sobre os desafios do planejamento e da gestão metropolitana, Jório Cruz chamou atenção para alguns pontos do Estatuto da Metrópole, aprovado em março deste ano. Para ele, o grande desafio para tirar do papel a Lei Federal recém-aprovada é estabelecer uma gestão interfederativa sólida. “Hoje essa gestão é feita de maneira estadualizada, quando na verdade os municípios precisam ter mais voz e responsabilidade do que o Estado no processo de decisões sobre interesses comuns”, defendeu.

Já Fabiano Diniz apresentou reflexões sobre o fato de os problemas comuns às cidades que compõem uma metrópole serem impostos independentemente da vontade política ou de questões territoriais. Recursos hídricos, poluição e mobilidade, por exemplo, são questões necessariamente compartilhadas, ainda que sejam geridas isoladamente. “São aspectos que, em propriedade, se parecem muito com as águas: não pedem licença para circular de um território para outro”, comentou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03