Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/03/2017ㅤ Publicado às 10:14

Arquitetos e urbanistas se reuniram na sede do Conselho para discutir projeto

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) reuniu profissionais, no último dia 9 de março, para discutir proposta que estabelece novos procedimentos relativos à aprovação de projeto e à emissão de Habite-se, instituindo a modalidade denominada Alvará Funcional. O assunto, que foi retomado pela Prefeitura do Recife durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), em fevereiro, é tema de pauta da próxima reunião do órgão municipal, agendada para 17 de março.

A nova modalidade proposta pela PCR, além da digitalização do processo de aprovação, prevê que o autor do projeto assuma “integralmente a responsabilidade técnica quanto ao atendimento da legislação municipal referente às condições internas e aos requisitos de instalação da edificação independentemente do uso a que a mesma se destina e da Zona em que se localiza” – com exceção das ZEIS, dos SPR de todas as ZEPH e dos projetos de restauros de imóveis tombados.

Os principais pontos de debate são a insegurança jurídica da responsabilização dos profissionais e as diferentes interpretações que a legislação atual permite. Um alinhamento entre órgãos municipais, a adoção gradual da medida, além da revisão e sistematização das leis vigentes são ações apontadas como fundamentais antes da adoção do modelo. “Precisamos, ainda, discutir como vai ser essa implantação e o embasamento jurídico de cada etapa desse processo”, defendeu o vice-presidente do CAU/PE, Roberto Freitas, durante o encontro. “É indispensável que haja uma clareza interpretativa das leis”, completou o arquiteto e urbanista Fernando Guerra.

A partir da reunião, o grupo vai elaborar um documento que será levado à Secretaria de Controle Urbano e ao CDU. Para isso, serão revisitados casos similares em outros municípios, como Curitiba e São Paulo, além de parecer jurídico emitido pelo Núcleo de Urbanismo e Meio Ambiente da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife. “O próximo passo é agendar uma reunião com o secretário de Controle Urbano, fazendo novo chamamento aos arquitetos e urbanistas interessados em debater o tema”, afirma o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma.

Entre os presentes à reunião do dia 9 de março, estavam os arquitetos e urbanistas Marcos Germano (Saepe), Marcos Mendonça (IAB-PE), Fernando Guerra, Bruno Ferraz, Luciana Pontual, Marcílio Coutinho, Luciana Neves Silva, Camilo Costa Dias, Marco Affonso, Ana Eugênia Figueiredo, Marcela do Nascimento e Leonardo Ferreira. Pelo CAU/PE, além do presidente e do vice-presidente, participaram o conselheiro Jório Cruz, as assessorias técnica (Ângela Carneiro da Cunha), jurídica (Jefferson Barbosa), de tecnologia da informação (Katchbyanca Calado) e de imprensa (Laura Cortizo).

Histórico

Desde que o assunto começou a ser discutido pela PCR no Âmbito do CDU, no final de 2014, o CAU/PE tem acompanhado os encaminhamentos dados ao projeto de lei que institui o alvará funcional. Ao longo do ano de 2015, a entidade recebeu apresentação da Secretária-executiva da Semoc, Taciana Souto Maior; convidou os arquitetos e urbanistas do Estado para debaterem o tema; se reuniu com o secretário João Braga; estudou casos similares e emitiu parecer técnico sobre a proposta. Em 2016, o alvará funcional não foi abordado pela PCR no âmbito do CDU.

Relembre o caso:

Lei de Edificações é revisada pela PCR com auxílio técnico de entidades

PCR avalia com profissionais mudanças no licenciamento de projetos

Portal de Licenciamento Urbano é bem recebido por profissionais

Procuradoria do Município vai se manifestar sobre proposta de alvará funcional

Proposta de aprovação de projeto será discutida em reunião técnica com a PCR

Entidades discutem proposta de mudanças na aprovação de projetos no Recife

Conselho quer mais debate sobre mudanças na aprovação de projetos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Notícias

27/06/2024

Concurso de fotografias celebra praças de Burle Marx