Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

14/06/2013ㅤ Publicado às 12:20

Novelino e Montezuma

Montezuma falou sobre a necessidade de uma maior participação da sociedade

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Roberto Montezuma, participou, na última quinta-feira (13) do programa Cidade Viva, do Portal NE 10, que debateu o tema do desordenamento urbano. A discussão contou ainda com a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, e o editor do caderno de Cidades, Ricardo Novelino.

Durante uma hora e meia, os convidados trataram de assuntos como as calçadas, trânsito, planejamento para o centro da cidade e ocupação irregular do espaço público. “Fala-se das intervenções no cais, mas é preciso mostrar isso dentro de um projeto. O Brasil insiste em chegar com o produto pronto, sem debater com a sociedade”, pontuou Roberto Montezuma.

Sobre a necessidade de pensar a longo prazo, o presidente lembra que pode se intervir num curto prazo, mas as intervenções têm que estar inseridas num projeto de futuro. “Caso contrário vira a tese do Frankstein: todo mundo fez o seu melhor, mas a figura é incompreensível. Por isso é que a gente fala em planejamento longo, construído em etapas, controlando a figura que vai dar”, explicou.

O PROGRAMA – Com estreia em abril deste ano, o Cidade Viva já debateu, em suas duas primeiras edições, a questão da mobilidade e os transtornos causados pelas chuvas. Para reforça a interatividade, a produção grava perguntas e também dedica muito espaço para questionamentos dos internautas, que podem ser enviadas pelas redes sociais (através da hashtag #cidadevivarecife) ou pelo próprio hotsite do programa.

A íntegra da terceira edição do Cidade Viva pode ser conferida AQUI.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03