Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

07/06/2016ㅤ Publicado às 14:35

Conselheiro federal do CAU/BR por Pernambuco, Fernando Diniz leu minuta com contribuições para o Habitat III.

Conselheiro federal do CAU/BR por Pernambuco, Fernando Diniz leu minuta com contribuições para o Habitat III.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi uma das entidades que integraram as atividades da convenção anual do Instituto Americano de Arquitetos (AIA), realizada entre 18 e 21 de maio, na Filadélfia (EUA). Fernando Diniz, conselheiro federal por Pernambuco e coordenador da comissão de Relações Internacionais pelo CAU/BR, representou a instituição durante os quatro dias de evento. Na ocasião, ele assistiu workshops e participou de reuniões, reforçando e criando novos laços do Conselho com associações internacionais.

Uma das principais ações do encontro foi o Fórum Internacional de Presidentes, que contou com 12 entidades representativas de arquitetura e urbanismo de vários países. A reunião se concentrou em discutir a integração das instituições para organização da Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III), tema central da convenção. O CAU apresentou minuta feita pelas Comissões de Relações Internacionais (CRI) e de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA), com contribuições para a elaboração de documentos a serem encaminhados à assembleia das Nações Unidas e às prefeituras brasileiras.

Diniz também integrou reuniões de trabalho com instituições como NCARB, AIA e NAAB. “Foi um passo importante para a consolidação do CAU/BR no cenário internacional”, avaliou o conselheiro, que também estabeleceu as primeiras negociações para firmar memorandos de entendimento entre o Conselho e instituições de arquitetura do Peru e do México, visando o estreitamento das relações do Brasil com esses países.

“Diante das oportunidades abertas e dos desafios, é cada vez mais necessária uma maior aproximação com conselhos e ordens de arquitetos de outros países, particularmente os anglo-saxônicos, para que possamos nos beneficiar da experiência acumulada por estas organizações em diversos temas”, explicou Fernando, que considerou o evento como positivo para a visibilidade do CAU.

As contribuições feitas durante a convenção serão compiladas para apresentação durante a realização da Habitat III, a ser realizada em outubro, na cidade de Quito, capital do Equador. A assembleia tem como objetivo ampliar o desenvolvimento urbano planejado e sustentável e reduzir desigualdades sociais em cidades de todo o mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03