Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

12/06/2015ㅤ Publicado às 12:05

burle marx

Entre as obras tombadas, está a Praça da República, localizada em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

Aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na última quinta-feira (11), o tombamento de seis praças do paisagista Roberto Burle Marx no Recife foi comemorado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE). A medida, além de ser um reconhecimento à obra do primeiro grande paisagista brasileiro, é um relevante e inovador passo na política de preservação do patrimônio histórico e urbanístico das cidades.

“O espaço público e o espaço verde também são patrimônios de uma cidade. O grande ponto positivo dessa iniciativa foi colocar o jardim como cultura”, comentou o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, destacando ainda o ineditismo da medida. “A experiência e o legado de Burle Marx como um dos primeiro grande paisagista brasileiro só engrandecem Pernambuco”, concluiu.

O pedido de tombamento feito pelo Laboratório da Paisagismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que, em 2011, concluiu um inventário com detalhes como o tipo de vegetação que compõe os espaços e seu valor histórico. A medida atinge as Praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, Faria Neves, do Derby, Ministro Salgado Filho e da República incluindo o jardim do Palácio do Campo das Princesas. Qualquer intervenção nas praças e em seus entornos precisam de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Destaques

21/03/2024

CEAU marca reunião para dia 25.03