Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/07/2014ㅤ Publicado às 09:46

Com a presença do conselheiro federal pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Fernando Diniz, o CAU/BR assinou memorandos de entendimento com o American Institute of Architects (AIA) e o National Architectural Accreditation Board (NAAB) no último mês de junho. Os acordos, que viabilizarão cooperações nas áreas de exercício profissional e ensino em arquitetura e urbanismo entre os dois países, já apontam para conquistas. O documento assinado entre o CAU/BR e o NAAB, por exemplo, auxiliará o desenvolvimento de um sistema de acreditação de cursos de arquitetura no Brasil.

Segundo o conselheiro Fernando Diniz Moreira, coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, a cooperação assinada entre o presidente Haroldo Pinheiro e Andrea Rutledge, diretora executiva do NAAB, será fundamental. “A acreditação é um processo de avaliação externa que visa certificar a qualidade acadêmica dos cursos de arquitetura e urbanismo, que aderem de forma voluntária ao processo. Os cursos passam por uma rigorosa avaliação, que inclui muitos outros aspectos, além de atenderem os requisitos mínimos estipulados pelo Ministério da Educação”, explique.

Fundado em 1940, o NAAB é a instituição responsável pela criação e manutenção de um rigoroso sistema de acreditação no ensino profissional de arquitetura nos Estados Unidos. Lá, apenas arquitetos formados por escolas acreditadas pelo NAAB podem se candidatar ao exercício profissional. Pelos termos do acordo, representantes do CAU/BR poderão observar as atividades de acreditação do NAAB, a fim de conhecer melhor esta experiência. As duas instituições se propõem a colaborar no desenvolvimento de oficinas, cursos e seminários para promover os princípios de acreditação e para facilitar a formação de avaliadores de programas arquitetônicos brasileiros, promover e facilitar a participação de cada uma das partes em seminários e workshops sobre sistemas de acreditação em todo o mundo, trocar informações sobre procedimentos, normas e as melhores práticas em matérias de cursos de arquitetura e processos de acreditação, incluindo documentos, artigos e pesquisas.

O CAU/BR deverá reconhecer os processos de equivalência substancial do NAAB para programas arquitetônicos oferecidos por universidades brasileiras, ao mesmo tempo em que o NAAB incentivará o desenvolvimento do CAU/BR como signatário do Acordo de Canberra. Este é um acordo multilateral, firmado em 2008, entre agências acreditadoras de vários países do Pacífico (Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Coréia do Sul e China), que reconhece mutuamente seus processos de acreditação, de acordo com os princípios da The UNESCO-UIA Charter for Architectural Education.

Adaptado do site do CAU/BR.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Notícias

27/06/2024

Concurso de fotografias celebra praças de Burle Marx