Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

13/02/2014ㅤ Publicado às 12:30

Com a missão de garantir uma moradia segura e sustentável com a participação e o envolvimento da própria comunidade, a organização não governamental Habitat para a Humanidade vem atuando desde 2010 na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife. Fruto dessa integração entre comunidade e especialistas, será lançada, na manhã da próxima terça-feira (18), a cartilha “Projeto Ambiente Seguro”, em cerimônia que contará com a presença do CEO internacional da entidade, Jonathan Reckford.

Com o título “Projeto Ambiente Seguro – Uma prática com jovens no contexto do meio ambiente seguro”, a publicação foi produzida pela equipe da ONG juntamente com jovens que participaram de capacitações durante trabalho nas áreas de risco da comunidade. Trata-se de um material produzido durante workshops que, de forma lúdica, informa a população sobre a realidade da Bomba e conduta para moradores da região para proporcionar uma comunidade mais saudável e livre de riscos ambientas e sociais.

Entre os pontos levantados pela cartilha, por exemplo, estão os maiores riscos enfrentados por quem mora na região: alagamento e deslizamento. Nesse sentido, os jovens identificaram a destinação errada do lixo como sendo o maior agente causador desse tipo de risco. Com a ajuda da ONG, foram treinados voluntários na própria comunidade para realizar trabalhos de prevenção. A partir das ações já desenvolvidas pelo Projeto em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Bomba, a população local, sobretudo os jovens, vêm lidando com os ambientes de risco assumindo práticas individuais ou grupais na perspectiva da prevenção, do monitoramento dos ambientes e na difusão das boas práticas.

A ENTIDADE – Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como causa a promoção da moradia como um direito humano fundamental e como meta a eliminação de todas as formas de moradia inadequada. Existente desde 1992, a HPH Brasil, com sede em Pernambuco, já mudou a vida de mais de 13 mil famílias, desenvolvendo projetos também em outros oito estados – Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Sul. A Habitat para a Humanidade Brasil faz parte da rede internacional Habitat for Humanity (HFHI), fundada em 1976 e presente em 70 países. Mundialmente, já foram beneficiadas mais de 4 milhões de pessoas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários estão desativados.

Destaques

29/07/2024

CAU/PE Prepara em Garanhuns

Destaques

18/07/2024

Descubra o que esperar no seminário “Legados e Lições: Um Olhar sobre 60 Anos da Carta de Veneza”

Destaques

28/06/2024

Pedidos de impugnação de concursos

Notícias

27/06/2024

Concurso de fotografias celebra praças de Burle Marx